Brasil está entre os 3 países que mais usam o ChatGPT no mundo; veja os números


Um levantamento inédito da própria OpenAI trouxe dados curiosos e, ao mesmo tempo, impressionantes sobre como o brasileiro tem utilizado a inteligência artificial generativa no dia a dia. E a conclusão é clara: o Brasil está no topo desse cenário global, figurando entre os três países que mais usam o ChatGPT no planeta.

Segundo o estudo — o primeiro dedicado exclusivamente ao Brasil —, os usuários brasileiros enviam cerca de 140 milhões de mensagens ao ChatGPT diariamente. Para se ter uma ideia, no mundo todo esse número chega a 2 bilhões de prompts.

Criatividade brasileira em destaque

Nicolas Robinson Andrade, chefe de Políticas da OpenAI para América Latina e Caribe, destacou que esse uso intenso é um reflexo direto da “criatividade, curiosidade e capacidade de adaptação” do brasileiro, que encontrou maneiras de usar a IA “muito além do óbvio”.

“Esses números e histórias são um poderoso testemunho da inventividade e talento do povo brasileiro. O desafio é garantir que os benefícios da IA sejam amplos, inclusivos e sustentáveis — algo que só se constrói com diálogo, responsabilidade e compromisso”, afirmou o executivo em seu perfil no LinkedIn.

O levantamento foi desenvolvido em conjunto pelas equipes regional e global da OpenAI, com apoio de especialistas do setor, empresas e organizações.

Como o Brasil usa o ChatGPT

O relatório detalha vários hábitos e preferências dos usuários brasileiros. Entre os dados mais interessantes, estão:

  • 60% dos usuários no país têm entre 18 e 34 anos.
  • As três áreas mais populares de uso são: comunicação e redação (20%), aprendizado e capacitação (15%) e o conjunto programação, ciência de dados e matemática (6%).
  • O uso da IA cresce de forma expressiva em regiões fora das grandes metrópoles, com destaque para Tocantins, Amapá, Paraná, Mato Grosso e Paraíba.
  • 46% das micro, pequenas e médias empresas já utilizam IA generativa, com relatos de ganhos claros em produtividade e redução de custos.
  • O Brasil está entre os cinco países com mais desenvolvedores ativos utilizando a API do ChatGPT para criar soluções personalizadas.

Exemplos práticos no país

O relatório também apresenta casos reais que mostram o impacto da IA em setores variados. Entre eles:

  • Redução de 95% no uso de herbicidas na agricultura.
  • Melhora de 26% na eficiência dos atendimentos de emergência hospitalar.
  • Desenvolvimento, pela Unicamp, de um sistema de sincronização entre ambulâncias e semáforos que reduz em até 50% o tempo de resposta.

O lançamento do GPT-5

Na última semana, a OpenAI lançou oficialmente a nova versão do seu grande modelo de linguagem, o GPT-5. Embora fosse aguardado com grande expectativa, o lançamento acabou gerando polêmica: muitas críticas surgiram sobre as mudanças implementadas, a ponto de a empresa restaurar o acesso à versão anterior para usuários que preferiam o estilo e respostas antigas.

Esse cenário reforça não só a importância da IA no dia a dia do brasileiro, mas também a velocidade com que a tecnologia evolui — e como o público reage a cada mudança.

Leia também: Deezer lança sistema pioneiro de identificação de faixas geradas por IA e Doppl: provador virtual do Google.

Postagem Anterior Próxima Postagem