Os Harvey Awards, premiação que celebra trabalhos de destaque no mundo dos quadrinhos e da arte sequencial, revelaram nesta terça-feira os indicados deste ano. Na categoria Best Manga, a lista conta com obras de peso que vêm conquistando leitores ao redor do mundo.
Indicados a Melhor Mangá
- The Guy She Was Interested In Wasn't a Guy at All, de Sumiko Arai (Yen Press)
- The Summer Hikaru Died, de Mokumokuren (Yen Press)
- Tokyo These Days, de Taiyo Matsumoto (Viz Media)
- Wind Breaker, de Satoru Nii (Kodansha USA Publishing)
- Witch Hat Atelier, de Kamome Shirahama (Kodansha USA Publishing)
Além da categoria de mangá, o quadrinho norte-americano "Resenter", de Gigi Murakami, publicado como parte do programa de one-shots da Viz Media, recebeu uma indicação para Digital Book of the Year.
Histórico da categoria
A categoria Best Manga foi adicionada aos Harvey Awards em 2018. Na estreia, o prêmio ficou com My Lesbian Experience with Loneliness, de Kabi Nagata. Em 2019, My Hero Academia, de Kōhei Horikoshi, levou o troféu. Já em 2020, Witch Hat Atelier, de Kamome Shirahama, foi o vencedor. O mangá Chainsaw Man, de Tatsuki Fujimoto, venceu três anos seguidos (2021, 2022 e 2023). Em 2024, o título foi para Delicious in Dungeon, de Ryōko Kui.
Antes de 2018, os mangás competiam na categoria Best American Edition of Foreign Material, junto de outros quadrinhos estrangeiros. O último mangá a vencer essa categoria foi Attack on Titan, de Hajime Isayama, em 2014. Em 2016, One-Punch Man e Showa: A History of Japan (1953-1989) chegaram a ser indicados, mas não venceram. Atualmente, essa categoria não existe mais.
Como funciona a escolha
Diferente dos Eisner Awards e de outras premiações da indústria norte-americana de quadrinhos, os indicados e vencedores do Harvey Awards são escolhidos exclusivamente por profissionais da área, tornando o processo mais restrito e especializado.
Data do anúncio dos vencedores
Os ganhadores serão revelados durante a New York Comic Con, no dia 10 de outubro, prometendo mais um momento marcante para a indústria dos quadrinhos e mangás.
Leia também: