Infelizmente, os problemas de ritmo que vêm marcando Yaiba: Samurai Legend parecem que ainda vão nos acompanhar por um tempo. Este episódio já começa no meio de uma luta contra um dos Oito Ogros de Onimaru, um monstro gigante chamado Sluggy. Apesar do nome — e do fato de ele ser basicamente uma lesma gigante — deixar claro que provavelmente não perdemos muita coisa antes da abertura, esse início abrupto acabou sendo um pouco confuso e me tirou um pouco da imersão. A batalha em si também foi resolvida rápido demais: Yaiba e companhia, por coincidência, caem perto de sacos de sal e usam isso para encolher Sluggy até ele se tornar inofensivo. Foi engraçado ver Sluggy fugindo apressado logo depois, mas fora isso, essa cena de abertura não acrescentou muito.
O restante do episódio foi mais focado, o que é positivo, embora esse foco tenha sido quase todo direcionado para humor pastelão. Na teoria, não me oponho a isso — em muitos animes funciona bem —, mas aqui os resultados foram bem mistos.
Depois de tantas tentativas frustradas de seus subordinados para roubar a Raijinken de Yaiba, Onimaru começa a perder a paciência (vale mencionar que eu adorei o fato dele ter transformado o edifício da Dieta Japonesa em seu covil maligno, com uma entrada em formato de caveira gigante). Tentando não irritá-lo ainda mais, seu subordinado aranha, que também é o “cara da tecnologia”, bola um novo plano: convencer Yaiba e seus amigos a aceitar uma viagem gratuita para uma estância termal — que, claro, é uma armadilha. Não é surpresa que isso rapidamente se transforme em várias piadas de humor datado envolvendo Sayaka sendo espiada pelos rapazes. Apesar de ter rido da cena em que Yaiba leva uma mangueirada ao invadir o banho feminino, o restante dessas piadas já soa cansativo e ultrapassado.
A segunda metade do episódio, felizmente, foi mais engraçada. Desta vez, as trapalhadas ficaram por conta de três vilões caricatos: Mr. Starfish, Mr. Sea Cucumber e Mr. Mantis — tão ridículos quanto seus nomes sugerem. A ideia deles era roubar a espada de Yaiba durante uma prova de coragem. Como esperado, o plano dá errado de várias maneiras hilárias. Entre os melhores momentos, destaco Mr. Starfish esmagando acidentalmente Mr. Sea Cucumber ao tentar se aproximar de Yaiba e Mr. Mantis disfarçado de vovozinha para reencenar Chapeuzinho Vermelho, sendo prontamente acertado na cabeça sem que ninguém percebesse sua verdadeira identidade.
No fim, o trio de vilões decide atacar Yaiba diretamente, mas acabam abrindo um gêiser e praticamente se derrotando sozinhos. Yaiba e seus amigos têm pena deles e, com isso, os vilões trocam de lado. Claro, isso é a gota d’água para Onimaru, que resolve liberar seu Ogro mais poderoso: um vampiro de óculos escuros.
Apesar de essa nova ameaça parecer promissora, as prévias sugerem que o tom continuará tão bobo quanto neste episódio. Já aceitei que a série não tem grandes pretensões além de ser uma divertida aventura infantil. Como fã de franquias como Precure e Digimon, não vejo problema nisso. No entanto, mesmo essas séries, por mais bobas que possam parecer, oferecem dramas e conflitos mais substanciais. Espero que Yaiba: Samurai Legend também comece a entregar um pouco mais do que apenas humor e boa produção visual. Com episódios cada vez mais exagerados, seria interessante ver a trama ganhar mais profundidade em breve.
Para quem gosta de acompanhar análises equilibrando humor e crítica, recomendo também nossas impressões sobre Your Forma episódio 5 e Go! Go! Loser Ranger episódio 15.